A consulta de CNPJ já foi um processo complicado para usuário interessado em qualquer informação referente a uma empresa. Anteriormente era preciso ir até a prefeitura da cidade ou diretamente da Receita Federal. Mas com o universo digital tudo ficou mais simples e o uso do API CNPJ pode facilitar e muito a vida do usuário.
O que é um API CNPJ?
Primeiramente é preciso entender o que seria um API. A sigla é um resumo para “Application Programming Interface”. Na tradução para o português livre quer dizer “Interface de Programação de Aplicativos”. O nome é complicado mas a proposta é bem simples de entender.
Na internet tudo funciona por meio de programação. Você entra numa página linda visualmente, repleta de informações e com banner piscando na tela que nada mais parece além de foto ou desenho. Mas por trás desses desenhos há uma série de comandos a serem executados ao clique do mouse ou digitação do teclado do usuário.
A programação é a verdadeira mágica por trás das páginas da Internet. São elaborados comandos para executar tarefas de forma funcional e sincronizada e sem uma pessoa coordenando por trás. É tudo uma máquina, uma questão simples de agendamento de tarefas. Clicando em um determinado botão fará uma função. Já em outro a programação informa como executar um tipo de tarefa diferente.
O API é o tipo de programação responsável por buscar informações em outros sites. Quando você solicita um determinado dado o API faz a busca automaticamente por meio de interligação de sites usando a linguagem padrão e traz a informação para você. É uma forma de tornar o uso da internet ainda mais prática e funcional.
Outra forma de definir o API seria como a “matrix” dos aplicativos. É a parte de trás de um programa que você não possui acesso mas acaba usando o tempo todo. Sabe aquela tela cheia de códigos dificilmente decifráveis e que não fazem nenhum sentido? Estamos falando de um API.
Como funciona o API CNPJ?
O usuário nunca terá acesso ao modo de funcionamento de um API, mas ele fará uso dele de forma bem simples. Cada site possui uma qualificação específica e por meio do sistema API eles se comunicam e trocam informações. Sempre será uma máquina a fazer isso e por isso não há riscos.
Especificamente falando de um CNPJ(sigla para Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), o API pode funcionar tanto fornecendo os dados da empresa como levando a consulta para os bancos de dados. A troca é multuaa e facilita o acesso de ambos os sites que utilizam o sistema.
Para que serve um API CNPJ?
Para entender a funcionalidade de API CNPJ é preciso compreender porque era tão importante possuir um acesso rápido aos dados e Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Os dados do empresa são extremamente importantes para serem consultados por instituições financeiras, outros empresários e até mesmo o usuário comum para diversas finalidades.
Como narramos no início do artigo, anteriormente era necessário se dirigir pessoalmente até a Receita Federal ou a prefeitura de uma cidade para saber informações específicas sobre uma numeração do CNPJ. Quando falamos de informações seriam endereço, sócios, tempo de atuação da empresa e se ela está ativa ou não, débitos e pendências, dentre outros dados extremamente importantes.
Hoje usando a internet é possível saber tudo isso sem sair de casa. Alguns sites já fazem a conexão do sistema para o fornecimento de dados automaticamente, deixando a vida do usuário necessitado pela consulta bem simples e prática. Algumas páginas virtuais cobram pelo serviço, outras fornecem gratuitamente.
Como um API CNPJ pode ajudar a vida de um usuário wwww
As finalidades da consulta de um CNPJ são as mais diversas. A mais comum é se informar sobre a situação cadastral da empresa. Você, por exemplo, recebeu o convite para ser sócio de uma grande empresa de vendas online. Foi mostrar um documento de abertura de firma com a numeração do CNPJ. Ele até timbrado pela Receita Federal, mas é verdadeiro de fato? Basta consultar na internet para saber.
Os bancos fazem uso de um API CNPJ para a troca de dados entre Receita Federal e seu sistema interno. É a forma de procurar averiguar sobre uma empresa de forma rápida e funcional para dispensar um cliente no aguardo da abertura de uma conta corrente pessoa jurídica ou empréstimo. De igual forma também fazem uso do serviço as financeiras e empresas de cartão de crédito.
A maior parte dos sites utiliza o serviço de API CNPJ para preenchimento automático de formulários de inscrição. Se você quer se inscrever como pessoa jurídica em um serviço de site basta digitar a numeração do CNPJ e todo o cadastro vai se preencher automaticamente. Lojas virtuais e até sites do governo utilizam-se deste tipo de serviço como uma forma de tornar o acesso à informação mais prático. É comum algumas pessoas desistirem do preenchimento porque o formulário se torna extremamente longo e cansativo.
Como se usa o API na internet?
Você sabia que para fazer rodar um vídeo no seu computador você está usando o sistema API? Este sistema é o responsável pelo envio da imagem e do áudio de uma plataforma independente até o seu computador. Quando se faz o acesso de um site e ele te mostra um vídeo automaticamente é um aplicativo funcionando para isso.
Outro tipo de uso também muito conhecido é dentro do Windows. Quando você possui um sistema automático como o relógio de atualização de hora, ele usa internet e o aplicativo para buscar o horário em diferentes locais do mundo de acordo com as suas necessidades. Você pode notar que quando uma cidade entre o horário de volta de verão e você escolheu como base para o seu relógio automaticamente o seu computador também entra em horário de verão.
API é praticamente de uso público
Talvez seja um interesse muito intenso dos programadores tornar a internet o ambiente mais prático e fácil de ser usado ou apenas um bom coração de alguns desenvolvedores. A verdade é que a maior parte dos APIs de serviços simples são disponibilizados com códigos gratuitamente para outros sites usarem.
Um bom exemplo é o Google Maps. Você já deve ter entrado no site de uma loja ou restaurante e encontrado o link do Google Maps te mostrando em tempo real endereço e até ser usado como navegador do celular para chegar ao local. O código deste API é livre para qualquer um usar e abusar de suas funcionalidades.
Se o API está disponível na internet gratuitamente qualquer programador pode utilizá-lo em seu site. Quando um site cobra pelo serviço ele deixa bem claro seus direitos autorais sobre a obra. E mesmo sendo apenas códigos e números, é muito fácil achar o uso de um produto ilegal, podendo incidir multa e até penalidades mais severas por roubo de produto protegido por autoria.
Usar um API CNPJ é seguro?
Todos os dados de uma API CNPJ são fornecidos pela Receita Federal gratuitamente. O aplicativo com cruzamento de dados está apenas eliminando a necessidade do usuário de entrar em outra página virtual para buscar a informação. E como os dados são públicos é completamente seguro fazer uso.
Nenhuma informação é formada por um API referente ao Cadastro Nacional de pessoa jurídica não pode ser obtida em outros processos e sites. Logo, não há porque temer o preenchimento automático por meio da numeração do CNPJ. Qualquer um pode acessar o site da Receita Federal e obter as mesmas informações se conseguir o seu CNPJ.
E o empresário infelizmente não pode ter medo de uma consulta CNPJ da sua empresa porque obrigatoriamente ela é fornecida em diversos formatos. Todas as notas fiscais devem informar o número de cadastramento no órgão da receita, assim como todo contrato de prestação de serviço e comprovantes de uso de cartão de crédito. A numeração de cadastro empresarial na Receita Federal com certeza não é um segredo para ninguém e não deve ser por lei.
Diferença de API, biblioteca e Framework
Alguns textos da internet costumam usar os três termos como semelhantes, mas na verdade são completamente diferentes. Enquanto o API é a parte por trás do funcionamento, a biblioteca seria a execução da atividade.
O API seria o conjunto de regras para executar uma atividade em específico, como consultar o CNPJ online. Já a biblioteca seria a reunião dos dados gerados pelo aplicativo para acesso do usuário. Como os dois funcionam conjuntamente é extremamente comum a confusão.
Já o framework seria um conjunto de bibliotecas(pode ser chamado também de conjunto de base de dados) para executar uma atividade ainda maior. Quando é requisitada uma base de dados um pouco mais ampla para a realização de uma atividade possivelmente será criada uma framework.
O framework continua usando como base o API mas em seu formato mais complexo e por isso costumeiramente os blogueiros usam o termo como substituto do aplicativo. Em essência os três termos são a mesma coisa porque todos são um tipo de API, apenas muda um pouco na sua forma de uso.