Dos serviços de web service utilizados no mercado, sem sombra de dúvidas o webservice CEP é um dos mais utilizados. A consulta fácil e rápida do endereço completo através do número do logradouro é extremamente eficiente e útil para alguns sites. Saiba mais!
O que é e para que serve o webservice?
Poucas pessoas sabem diante de tanta velocidade de informação que o envio de dados ao redor do mundo já foi feito através de cabos de fibra magnética ou enviados por avião uma vez por mês. Absurdo? Talvez para hoje mas na década de 70 era a forma mais revolucionária de enviar dados para outros tipos de computadores armazenam.
A transmissão de informações já foi feita através de satélite nos anos 80 também. Não era das mais rápidas mas era bem maior velocidade que o avião com certeza. Foi com o advento do www que informação começou a ser transmitida online, mas não de forma realmente eficiente.
Demorava um pouco para os sites comunicarem em seu cruzamento de dados pela quantidade de linguagens disponíveis utilizadas pelos programadores. Para tudo se tornar um sistema único e muito mais prático foi preciso unir os protocolos de envio e recepção de informação. E aí que chegamos ao webservice.
A tecnologia de informação já passou por diversos tipos de protocolo de envio. Tivemos o TPL/TPC, o RPC, o CORBA e chegamos ao XML (eXtensible Markup Language).
Basicamente o web service é um serviço de transmissão e recebimento de informações como a linguagem única, formato universal. A grande questão é a possibilidade de todos os sites usaram o mesmo tipo de linguagem e poderem se comunicar livremente trocando informações de uma forma prática e rápida.
O serviço de web service é seguro?
Este é um questionamento extremamente importante. Afinal, o usuário deixa seus dados em uma página com constante troca de informação com outros sites baseados no fato de terem mesmo tipo de linguagem. Isso é seguro?
Até o momento a resposta é sim. Os programadores enxergam o uso do Web ervice como uma forma de facilitar a vida do usuário sem comprometer. Isso porque a troca de informações é feita em um processo virtual. São máquinas trabalhando para enviar e receber dados. Como as linguagens são semelhantes, não há a intervenção humana.
Talvez no alcancemos alguns dos filmes de ficção científica em que as máquinas conversam entre si, mas com certeza estamos chegando muito mais perto. Com apenas poucos dados é possível consultar serviços e informações em diversas partes do mundo pela troca de linguagens do Webservice. Isso é o mais próximo que podemos esperar por enquanto da comunicação entre as máquinas. Se uma delas sabe o CPF poderá se informar sobre tudo ao seu respeito utilizando esse tipo de serviço.
Mas claro que outras medidas de segurança devem ser tomadas pelo programador do site. Com o fluxo de informação indo e vindo é necessário criar barreiras para proteger ao máximo os dados armazenados na página não vazarem. Outras medidas são necessárias e lojas virtuais em sites bancários com certeza levam isso em consideração em sua programação.
Por que utilizar o serviço de webservice?
Para um programador é uma forma de deixar seu site mais eficiente rápido possível. Os usuários do WebService ressaltam em especial as questões logísticas e administrativas do funcionamento de um serviço quando se implanta web service em uma página.
Uma situação prática pode demonstrar facilmente a necessidade desse tipo de serviço. Ao fazer o acesso de uma loja virtual o usuário é convidado a se cadastrar em um novo cartão de crédito. Deve preencher os dados de um formulário na página e aguardar o retorno da financeira.
Alguns sites sem este tipo de serviço perderiam de três a cinco dias para formalizar o retorno de aprovação da proposta. Os com o uso do webservice fazem a consulta através de transmissão de dados sobre a situação cadastral do CPF(pendências no SPC Serasa) e se há alguma dívida com a financeira. Em segundos podem informar se o cadastro foi aprovado ou não de forma simples e prática.
Informando apenas o CEP as lojas virtuais também tornam mais simples o preenchimento do endereço de entrega dos compradores. Fica apenas sendo necessário colocar o número da casa e o restante já aparece na tela.
Digitando o CEP alguns sites ofertam produtos com frete grátis exclusivamente para aquela região por causa do seu sistema de logística. Este tipo de serviço veio realmente para mudar a realidade do uso da internet torná-la muito mais prática .
Como é utilizado o webservice cep pelos sites?
Você já fez o preenchimento de um cadastro virtual e ao digitar o CEP surgiu todo o seu endereço, necessitando apenas o preenchimento do número e apartamento casa possua? Isto é um webervice CEP em ação.
A integração entre o sistema dos Correios e outros sites permite uma localização fácil do endereço completo do usuário. E como a informação é pública toda a página virtual pode fazer o uso sem maior problema para tornar o preenchimento de seus cadastros muito menos mas antes e mais prático.
Praticamente todas as lojas virtuais do Brasil utilizam o Webservice CEP para fornecer as informações correspondentes ao endereço. Até sites bancários e governamentais fazem uso da comunicabilidade entre as páginas e compartilhamento de linguagens para facilitar a vida do usuário.
Os bancos se utilizam bastante do serviço de web Service. Como você acha que eles sabem se você possui crédito no mercado e podem abrir a sua conta com limite ou não em poucos instantes? O sistema bancário integrado com o Banco Central, o Sisbacen, que nada mais é que o compartilhamento de dados entre o Bacen e o banco em um sistema sigiloso, rápido e extremamente eficiente.
Serviço de webservice CEP dos Correios
O site oficial dos Correios e Telégrafos possui seu próprio serviço de consulta de CEP virtual gratuitamente. Por meio do site Busca CEPs é possível se informar sobre o endereço completo, necessário para o envio de uma correspondência. Para acessar é preciso:
Entrar na página dos Correios clicando aqui http://www.buscacep.correios.com.br/sistemas/buscacep/
Escrever o nome da rua ou Avenida;
Selecionar nas opções abaixo se é um CEP de uma caixa postal, de unidade dos Correios ou promocional(criado temporariamente por uma empresa ou instituição).
Depois é só aguardar na tela as informações sobre o endereço completo do usuário. Infelizmente não é possível saber o número da casa ou apartamento. Essa informação não é possível obter online de nenhuma forma por é porque é considerada privativa e violação dos direitos de privacidade.
Sites com serviço de webservice de CEP
Além dos próprios Correios outras páginas virtuais oferecem o serviço de forma simples e rápida. E como o próprio sistema de correspondência nacional da empresa pública é gratuito, nenhum desse site também cobra pelo serviço.
Outro serviço interessante oferecido pela página gratuitamente é saber o DDD dos estados. Se você recebeu uma ligação de outra parte do Brasil pode se informar qual o estado daquele número de DDD ou pode digitar o nome do estado e se informar sobre o DDD para fazer uma ligação. Também pode consultar o DDI de todos os países com serviço telefônico do mundo.
Quais outros tipos de web service existem no mercado?
A troca de informações entre plataformas virtuais é utilizada amplamente em todo mundo para as mais diversas finalidades. A consulta do CEP e CPF você já deve conhecer por ter utilizado esse tipo de serviço de alguma forma, mas existem algumas outras bem interessantes também.
O serviço de telelista já está disponível online e acabou de vez com a necessidade daqueles enormes livros de páginas amarelas. Alguns sites permitem digitar apenas o nome da empresa(nome fantasia mesmo) e você consegue seus dados cadastrais como o endereço, telefone, e-mail para contato e até o CNPJ.
A consulta de CNPJ virtual também é muito utilizada para se conhecer um pouco mais sobre a empresa. Os bancos e financeiras utilizam web service para abrir crédito para empresas baseando-se em seus dados cadastrais disponíveis na internet.